19 janeiro 2009

Cartucho Pro Action Replay (PAR) para Saturn


Além do cartucho de 4MB, possuo também um Pro Action Replay (e ao contrário do cartucho de 4MB, este está em perfeito estado, veio inclusive com a caixa original!).

Os cartuchos Action Replay para o Saturn são cartuchos multi funcionais.

A função primeira deles é servir como cartucho de códigos (estilo Game Shark) para deixar os jogos mais fáceis ou habilitar opções extras. Apesar de eu não ter comprado este cartucho para este fim, acabou sendo a função que mais usei. Com os códigos certos, é possível desbloquear facilmente todos os personagens do Fighters Megamix por exemplo. Ou então deixar você invencível naquele jogo de plataforma impossível (quase todos para mim!).
:4 )

Além disso, os cartuchos Action Replay funcionam como cartucho de memória. Ou seja, ao invés de ter somente os 500 blocos da memória interna do Saturn para gravar seu jogos, você terá mais de 8000 blocos! Isso é bom para deixar lá guardados os seus recordes no Sega Touring (cujo save ocupa mais de 200 blocos). Infelizmente, esta vasta memória não fica acessível pelos jogos. Só serve para backup mesmo, ou seja, tem sempre que estar mandando os jogos que não tem jogado para o cartucho e os jogos que vai jogar do cartucho para a memória do Saturn. Funciona, como eu já disse, como um backup mesmo. O que é muito útil já que a memória interna do Saturn é apagada eventualmente a cada 1 ou 2 anos quando a bateria do Saturn acaba.

Se você tiver também este cabo usb aqui, é possível transferir os jogos salvos no cartucho para o computador e vice versa. Isso por que o cartucho tem em seu topo um conector para tal finalidade (ver foto acima). O problema é que este cabo custa 50 USD! É muito dinheiro para mim, infelizmente.

Por fim, os cartuchos Action Replay também costumam permitir jogar jogos importados em seu Saturn. Ou seja, se tem um Saturn brasileiro, poderá jogar cds japoneses ou europeus.

É uma boa compra.

Há ainda o modelo Plus, que conta com memória ram de 1MB e 4MB, o que permite jogar todos os jogos feitos para o Saturn. Infelizmente, estes cartuchos quando são vendidos no ML, custam mais de R$150... isso é mais caro que o video game! Este aqui eu comprei 60 reais, mais barato do que o cartucho de backup! Vai entender...

Nenhum comentário: